segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Privatização da Água


Comunicado da Direção da AZU
Em Assembleia Geral efetuada a 1 de julho de 2012, a AZU (Associação Ambiente em Zonas Urníferas), deliberou tornar pública a sua posição relativamente aos processos de privatização da Água. A AZU tem a esse nível um património e um historial de defesa da Água Pública de qualidade. Já em março de 2006, na Conferência da Água, organizada pela Plataforma para o Desenvolvimento e Ambiente, em Santa Comba Dão, essa posição foi defendida frontalmente através da intervenção de António Minhoto, Presidente da AZU, assumindo-se assim inequivocamente contra a privatização de um bem público essencial e não privatizável, defendendo que a mesma deve continuar a ter gestão controlada pelos poderes públicos, nomeadamente no que se refere à sua captação, tratamento e distribuição, para com isso ser instrumento de inclusão social e não de exclusão.
Hoje passados 6 anos este debate está novamente na ordem do dia, tanto mais que o governo PSD/CDS-PP na ânsia de privatizar, prossegue com o esvaziamento da administração pública da água em favor do sector privado, preparando a subida brutal do preço para tornar o negócio mais atrativo e pressiona os municípios para que estes abdiquem da gestão da água tendo em vista a concentração dos serviços municipais na empresa Águas de Portugal com vista à sua privatização/concessão em favor dos grandes grupos económicos.
A AZU está consciente do papel que as Associações podem desempenhar no sentido de travar este caminho, estando disponível para todo o necessário e urgente trabalho que possa impedir estes processos, que apenas trarão prejuízos para as populações. Não podemos esquecer que têm sido as associações ambientalistas, entre estas a AZU e as populações, que se têm debatido contra os focos de poluição de que são alvo os rios e ribeiras e não as possíveis empresas privadas que em busca do lucro fácil, mais não pretendem que destruir o que é de todos e tem sido defendido por estes. Exemplo também desse envolvimento, tem sido a participação da AZU na luta pela defesa de uma gestão sustentável do Rio Tejo, conjuntamente com as populações e em interligação com outras associações, em iniciativas que têm juntado portugueses e espanhóis. Para além de inúmeras ações que temos efetuado ao longo de 10 anos de atividade em redor da problemática da Água.

Ficou claro, nesta Assembleia Geral que esta é uma questão de participação pública num problema que é de todos, motivo pelo qual a AZU se continuará a empenhar na luta contra todos os atentados ambientais e tentativas de privatização de um bem que é de todos - a Água!

A Direção da AZU    1 de Julho de 2012 


Sem comentários:

Enviar um comentário