sábado, 14 de dezembro de 2013

AZU comemorou o seu 11º Aniversário com Colóquio “Tratar a água para um melhor ambiente.”

No passado dia 7 de Dezembro, a AZU- Associação Ambiente em Zonas Uraníferas, comemorou o seu 11º aniversários com o Colóquio “Tratar a água para um melhor ambiente”, subordinado ao Tema das ETARS
Na sessão de abertura, António Minhoto - Presidente da AZU, depois de ter traçado o historial da AZU, realçou o papel da mesma na recuperação ambiental das Minas de Urânio desativadas na Zona Centro, na qual teve  um papel fundamental, por via das multiplas ações e pressões que efetuou nesse sentido, chamando a atenção para o problema e pressionando para a sua resolução, Salientou também a importância da Associação face à inoperância do poderes!
De seguida, Borges da Silva - Presidente da Câmara Municipal de Nelas, começou por saudar a AZU, salientando a necessidade de se trabalhar em rede, uma vez que as preocupações da AZU são segundo as suas palavras as mesmas da Câmara. Considerou a AZU, essencial ao Município e à Câmara Municipal de Nelas.
Seguidamente, António Minhoto, anunciou que tinha tido a garantia por parte deste executivo, que a Empresa PGG não se iria instalar no Concelho.
 O vice – Presidente da Câmara de Mangualde também assinalou a sua presença neste evento, salientando que a resolução dos problemas ambientais é sobretudo um investimento e não um custo.
Para finalizar  a sessão de abertura, António Minhoto, referiu a necessidade de se passar das palavras ao atos, e se  de assumir de uma vez por todas promessas feitas como uma necessidade imperiosa.
A Sessão, que foi conduzida por Joana Travessas da Direção da AZU, iniciou com o Tema “Os Sistemas de Tratamento de Águas Residuais”, o qual foi apresentado pelo Prof. Baila Antunes - Docente do Departamento de Ambiente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, do Instituto Politécnico de Viseu
 Seguidamente o Eng.º Bruno Almeida - Representante da Quercus, debruçou-se sobre O Impacto Ambiental das águas residuais nos recursos hídricos.
Posteriormente o Eng.º Carlos Diogo, falou acerca de Exemplos Práticos de conceção de ETAR's, tendo dado o exemplo de um estudo por ele efetuado, para a resolução do problema das ETARS no Concelho de Nelas, e na posse da Câmara Municipal.
 Catarina Minhoto, da Direção da AZU, deu diversos exemplos da Situação Atual de algumas ETAR's na Região Centro.
A sessão finalizou com um animado debate entre os participantes
Esta iniciativa que revelou ser muito esclarecedora, deixou alternativas para em conjunto se pensar num futuro melhor, mais Sustentável e amigo do Ambiente!








Sem comentários:

Enviar um comentário