domingo, 15 de junho de 2014

Na Comemoração do Dia do Ambiente a AZU denuncia atrasos na recuperação ambiental das Minas de Urânio



No âmbito da Comemoração do Dia do Ambiente , a AZU , Associação Ambiental,  levou a efeito um Roteiro das Minas de Urânio, no dia 14 de junho. Para o efeito foram convidados os Autarcas dos Concelhos envolvidos, tendo únicamente a CM de Nelas assinalado a sua presença,  registando-se uma postura de alheamento relativamente aos restantes Municipios.

o Objetivo deste roteiro , para além de dar a conhecer a realidade das minas de urânio dos Concelhos de Nelas, Mangualde e Tábua,  foi chamar mais uma vez a atenção para as minas ainda não recuperadas ambientalmente e urgência da intervenção, a qual tem sido sucessivamente adiada, como exemplos das Minas de Mondego Sul e Quinta do Bispo, que só verão essa obra efetuada em 2015/2020.
É necessário seguir os bons exemplos, congratulando-se a AZU com o que foi feito nas Minas da  Urgeiriça (Nelas)  na Cunha Baixa (Mangualde) e ainda em Vale da Abrutiga ( Tábua)
Estas minas foram recuperadas, de forma a minimizar os problemas causados pela radioatividade na saúde, fauna, flora e ambiente. São um exemplo a seguir.
No entanto, a  realidade das minas de Urânio em Portugal ainda está longe de ser resolvida, apesar do trabalho já efetuado pela EDM-Empresa de desenvolvimento Mineiro, ainda dezenas de Minas no Território Nacional esperam intervenção.
As Minas de Mondego Sul, na Freguesia de Ázere, Concelho de Tábua,  e sitas à barragem da Aguieira, uma das visitadas no Roteiro, é um exemplo emblemático destas últimas.
As minas do Mondego Sul estão encerradas desde 1988 e a sua recuperação já devia estar feita há muito.
Há 19 anos a Empresa de Desenvolvimento Mineiro (EDM,) entregou os terrenos deste complexo mineiro, a uma associação de Ázere, para construírem um parque de campismo, projeto esse que não se chegou a realizar, em virtude do mesmo depender da Efetiva Recuperação ambiental do Local. Esta Associação é ainda hoje a proprietária dos referidos terrenos mineiros, com todos os   inconvenientes que resultam da sua má gestão. A EDM não poderia ter entregue os terrenos  para uso fruto de  privados sem a descontaminação da área de todo o perimetro da mina.
Neste momento as Minas de Mondego Sul, encontram-se votadas ao abandono, com todo o perimetro de segurança vandalizado, sendo  alvo de atração por parte de empreiteiros , retirando  material eventualmente contaminado para construções e ainda ponto de atração para a  prática de atividade desportiva  Trial 4x4, dentro do perímetro de  segurança, sendo conhecido como o percurso radioativo das Minas de Azere,contando estas atividades também com o apoio da Câmara Municipal de Tábua.
 Nem o Estado nem a EDM podem ficar passivos face a este caso, exigindo a AZU uma intervenção rápida a este nível.
O  Governo e EDM tinham declarado que em 2013 estariam encerradas ambientalmente todas as Minas. Nessa altura, a AZU declarou-se contra tão dilatado prazo para se fazer uma recuperação ambiental, tendo não só em conta todo o perigo que as mesmas constituiam para toda a envolvência, bem como para as populações em geral (estávamos em 2004, e tinha em 2001 a assembleia da republica legislado sobre o assunto) assumindo como uma responsabildade do Estado esta requalificação.
Posteriormente, foi-nos dito pelos responsáveis governamentais e EDM que era o prazo necessário, mas insistindo que em 2013 estaria tudo recuperado.
Atualmente foi este prazo de novo protelado para 2015/2020.
 Deste modo, e ultrapassado o tempo proposto e continuando a existir demasiadas Minas por recuperar e algumas delas há mais de 30 anos, a AZU, vai efetuar  uma exposição sobre o assunto para a Assembleia da República e Parlamento Europeu.
Iremos também  apresentar queixa no Ministério do Ambiente, reportando as situações das  antigas minas de urânio que não tenham sido requalificadas, ao mesmo tempo que qestionaremos as autarquias envolvidas, relativamente à pressão desenvolvida para a resolução do Problema.
 A AZU não baixará os braços e insistirá na necessidade da  recuperação ambiental urgente das dezenas de  minas de Uranio desativadas, até esta se concretizar!
A Direção da AZU
14 de Junho de 2014




Sem comentários:

Enviar um comentário