terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

PROJECTO “CENTRO RADIO NATURA DA URGEIRIÇA “ EM ANÁLISE NAS JORNADAS ORGANIZADAS PELA AZU










No passado dia 20, a AZU, organizou um conjunto de iniciativas, no âmbito do Património e Defesa do Ambiente do concelho de Nelas, para as quais foi convidado o Deputado do BE e Presidente da Comissão do Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local, Pedro Soares.

Pelas 14.30, as jornadas iniciaram com uma reunião de Trabalho, também a convite da ATMU, na casa de Pessoal da Urgeiriça, subordinada ao Tema do Projecto “CENTRO RADIO NATURA DA URGEIRIÇA”.
A Urgeiriça foi centro de uma área mineira de extração de minérios radioativos. Ali foi construída uma estrutura industrial de produção de concentrados de urânio, em 1951, onde foi tratado o minério extraído de todas as minas. Essa exploração abrangeu cinco distritos, com a Urgeiriça em atividade quase ininterrupta entre 1913 e 2000. Dessa atividade resultou um elevado passivo ambiental de risco para a saúde pública e a sua laboração realizou-se em ambientes de radiação com elevadas probabilidades de lesões sérias naquelas que nelas trabalharam.
Na Urgeiriça esse passivo está prestes a ficar solucionado, quanto a emissão de radiação dos depósitos de inertes, a descontaminação dos solos, equipamentos e edifícios, e neutralização da acidez das águas devida ao processo de lixiviação. Algumas instalações industriais estão a ser recuperadas. Seria lamentável que o investimento realizado não se traduzisse no aproveitamento das condições que oferece o complexo da Urgeiriça para nele ser criado um centro interpretativo, de estudos e de investigação na área da radioatividade, de quase um século de atividade de exploração, produção e investigação que teve impacto científico, industrial, económico, ambiental e social. Ali se procurando centralizar, tanto quanto fosse possível, o acervo documental (original ou cópia) relacionado com a prospeção, exploração e extração de minério radioativo e produção de concentrados de urânio em Portugal, a segurança radiológica e o ambiente, com o trabalho e comunidades mineiras. Em que se incluiria a musealização do seu espaço e património edificado, baseado num conjunto de ideias ligadas à História Social, do Ambiente, da Industria Mineira do Urânio e da Investigação e Progresso Tecnológico, vocacionado para o estudo e documentação, conservação e exposição, educação e cultura, para ser apresentado e divulgado aos diferentes públicos com função de transmitir conhecimento, promover estudos e investigação científica, ou seja desenvolver a função didática de museu.
Falta a entidade para assumir a gestão e desenvolvimento deste projeto, uma vez que a EDM, proprietária dos espaços, edifícios e equipamentos, considera não ter mandato da tutela para esse fim. Para isso tem procurado constituir um consórcio com autarquias locais, instituições de ensino superior e instituições da Sociedade Local, que teria por objeto futuro a manutenção, gestão e dinamização sustentável de todo o “Complexo Mineiro da Urgeiriça”, cuja dinamização assentaria prioritariamente no desenvolvimento de um centro de estudos, de investigação e de serviços na área da radioatividade; de um núcleo museológico para a promoção do conhecimento da atividade mineira do urânio em Portugal; de um turismo cultural, científico e ambiental; e de um espaço multifuncional aberto às comunidades locais. Que defronta algumas dificuldades por à partida a EDM, ou qualquer outra entidade estatal, estar excluída dessa entidade a constituir. É porventura o passo determinante no sentido a concretização deste projeto. Provavelmente, as entidades oficiais do Estado poderão ter uma palavra decisiva nesta questão, incluindo a própria Assembleia da República. Pois este é um projeto de inegável interesse local, regional e mesmo nacional, por se situar no interior do País um projeto que se insere numa perspetiva de desenvolvimento regional.
Por esse motivo, Pedro Soares, comprometeu-se a relatar na Comissão à qual preside toda a importância do projecto em causa, bem como as preocupações manifestadas na reunião e ainda  através do GP do BE estudar a apresentação de propostas para o mesmo.



Sem comentários:

Enviar um comentário