quinta-feira, 25 de agosto de 2011

PLANO DE ACTIVIDADE PARA O BIÉNIO 2011/2013

A AZU E A SUA IMPORTÂNCIA NA SOCIEDADE
Próximo a fazer 10 anos de existência, tem tido a AZU um papel cada vez de   maior importância e  relevo em Portugal na defesa do Ambiente, em face do trabalho que tem vindo a desenvolver ao longo deste tempo.
A sua actividade tem-se pautado pela defesa da recuperação das Minas de Urânio abandonadas em Portugal, tendo por isso, contribuindo com o seu empenho para o trabalho que tem sido feito na recuperação de algumas minas.
No entanto, o seu papel tem-se vindo a alargar na defesa do ambiente, sendo como exemplo disso o trabalho feito em defesa da Ribeira da Pantanha, que tem sido alvo de forte contaminação por parte da Empresa Borgstena, situada na Zona Industrial do Pisco, no Concelho de Nelas, tendo-se realizado várias reuniões com os responsáveis da empresa em questão, no sentido de acabar com as descargas poluentes.
Participou também na defesa do Tejo com uma descida de barcos, promovido pelos elementos de Nisa da AZU em conjunto com outras organizações.
Em 2010 e já em 2011, realizaram-se reuniões com os Ministérios da Economia e Ambiente, com a finalidade de, junto destes, pressionar a conclusão da recuperação das restantes Minas Abandonadas, tendo sido reconhecido o papel da AZU como parceiro na resolução dos problemas ambientais.
No Encontro Ibérico, realizado em Mangualde, em 2009, e posterior a Assembleia Geral realizada em 2010, em Nelas, com a presença dos Ecologistas em Accion de Espanha, mostraram também o grande dinamismo da AZU e o empenho de em conjunto com outras organizações internacionais pôr o ambiente com factor importante para o desenvolvimento e para a qualidade de vida dos humanos.
Terminamos a nossa actividade do mandato em curso com uma grande participação contra as Centrais Nucleares em face das situações que estão acontecer no Japão, como comunicados é concentrações em conjunto com a Quercus e outras organizações, bem como de realçar a nossa participação na Manifestação da CGTP, do dia 19, participação essa que foi não só muito aplaudida como foi referenciada na imprensa.
Pode-se concluir que, o Plano de Actividades não só foi concluído com êxito, tendo a AZU maiores responsabilidades na sociedade Portuguesa, nomeadamente junto das restantes organizações ambientais Portuguesas e Estrangeiras.
MAS PARA MAIS RESPONSABILIDADES É PRECISO MELHOR ORGANIZAÇÃO
Assim, a fim de dar resposta a tais desafios que nos são colocados, o seu alargamento é fundamental, bem como a criação dos Núcleos Regionais e por conseguinte, a recolha de fundos financeiros sem os quais as nossas tarefas serão mais difíceis de cumprir.
PLANO A REALIZAR
1.O trabalho da recuperação das Minas Abandonadas de Urânio tem que continuar a ser a nossa prioridade e agora alargado à Luta contra o Nuclear, tendo como base a luta contra as Centrais Nucleares na fronteira de Espanha com Portugal.

Para o efeito propõe-se:
- Recuperação das Minas, fazendo debates da situação nos locais e envolvendo as Câmaras para que o Programa de 2013, data de conclusão da recuperação, seja cumprida;
- Realizar com as Organizações Portuguesas e Espanholas grandes debates sobre o Nuclear, nomeadamente no combate ao encerramento das Centrais Nucleares em Espanha, culminando com uma grande manifestação em Espanha (ver a hipótese do 2º Encontro Ibérico tratar deste assunto);

2. Realizar em Niza acções contra qualquer eventual abertura das Minas de Nisa (em conjunto com a Câmara de Nisa);
3. Água, a discutir oportunamente.
4. No âmbito da solidariedade que temos vindo a imprimir juntos dos ex-trabalhadores da ENU, deve-se avançar em conjunto com a ATMU (Associação dos ex-trabalhadores das Minas de Urânio) na luta que travam pelo direito às indemnizações aos familiares falecidos com cancro, com as seguintes acções:
Realização de um Seminário sobre o perigo e os efeitos da radioactividade, bem como uma exposição com materiais sobre o historial das Minas de Urânio e suas consequências na saúde, e ainda o lançamento do Livro da Vida e Luta dos ex-Mineiros.
5. Solicitar a adesão à Confederação de Associações de Ambiente e proceder aos registos oficiais da AZU
6.Finanças – A questão das finanças da AZU é uma questão que neste novo mandato tem que ser revista, isto porque toda a actividade desenvolvida tem sido suportada financeiramente pelos elementos da Direcção, o que nos dias de hoje, face ao agravamento da crise económica de que também os elementos da AZU são vítimas, torna mais difícil a nossa actividade.
Assim duas situações se colocam:
a)      O pagamento das cotas dos associados deve ser actualizados;
b)      Lançar junto dos amigos uma Campanha de Fundos pelo Ambiente.
Estas duas iniciativas são de grande importância, uma vez que, sem as quais, o Plano aqui mencionado fica seriamente condicionado.
7. Lançamento da página da Internet da AZU. Esta questão é da máxima relevância no sentido de servir como instrumento de informação/divulgação da nossa actividade.

Urgeiriça, 2 de Abril de 2011
A Direcção da AZU


Sem comentários:

Enviar um comentário